domingo, 18 de julho de 2010

Envelhecer até morrer


Acabo de assistir o filme "O curioso caso de Benjamin Button". Pra quem não conhece, é a história de um homem que nasce com mais ou menos 80 anos. Diferente do comun, tem o caminho inverso. Velhice, juventude, adolescência e infância, essa é a ordem "natural" dele. Ahh ia esquecendo, quem o interpreta é Brad Pitt, voltando....

Benjamin anda literalmente "contra a maré". Enquanto todos envelhecem e partilham experiências, ele as vive e a cada dia rejuvenece, não vou aqui relatar o filme, mas há um detalhe que muito me chamou atenção.

Quando está no fim da vida, isso quer dizer mais ou menos aos 8 ou 9 anos, ele não recorda da vida que levou. Não consegue lembrar do amor de sua vida, da filha e nem das coisas que aprendeu, isso por um lado é triste.

Não me imagino sem essas lembranças tão ricas a qualquer mortal. Não poder sentir saudade de momentos únicos com pessoas únicas, nem lembrar das mentiras bestas que inventei só para estar ao lado de alguém especial, das lágrimas tolas derramadas quase todas as noites por pessoas nem tão importantes assim, ai...ai...
Atitudes e gestos simples mas que juntados ao longo da vida, traçam o caminho perfeito.

Por outro lado, seria interessante não lembrar das pessoas que me fizeram mal ( e olha que não são poucas). Tipo, um amor não correspondido que por anos de tentativas não deu certo e que ainda assim não consigo aprender. Apagar da memória tudo o que me trouxe desânimo, dor, sofrimento, saudade, mas pera aí.... sentir saudade é bom, ou não é?

Quem dera pudessemos filtrar:
- Só vou sentir saudade de coisas agradáveis.

Se assim fosse, era como se tivessemos o controle remoto da vida, ou seria um remoto controle??

Ao certo não sei o que seria melhor ou pior, se a medida em que a vida cessar perdessemos a memória pra termos uma morte calma, serena e tranquila ou se com o passar dos dias lembrassemos sempre de tudo e todos mesmo com os olhos mareados exatamente como agora.

3 comentários:

  1. Como diria Gessinger

    Se eu pudesse voltar atrás, eu "erraria tudo exatamente igual"

    Quer dizer, eu acho que na minha primeira vez eu levaria mais do que quinze segundo ;)

    Bjs que vem e voltam vem e voltam vem e voltam...

    ResponderExcluir
  2. as idas e vindas da vida o q de melhor fica é o amadurecimento..q orgulho de tu!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei do textoo!!

    Já vi o filme mas ainda não tinha analisado tão profundamente sobre o que ele realmente fala...

    Continue assim...!

    ResponderExcluir